Marcelo Leitner » Calendário

Calendário

Desde os primórdios da humanidade há registros de que o homem fazia marcações para se basear no tempo. Prova disso são as cavernas com desenhos que sugerem a contagem de tempo pelos nossos ancestrais.

Além disso, os tipos de calendários atualmente utilizados: Calendário Chinês, Calendário Judaico, Calendário Islâmico, Calendário Juche, Calendário Etíope, Calendário Maia, Calendário Juliano e, é claro, o nosso prático e útil Calendário Gregoriano, são ferramentas seculares.

Não tenho dúvidas, o calendário é uma das ferramentas mais importantes que o homem criou para se organizar no tempo. É através dele que sabemos em qual data aconteceu um evento histórico, quando será nosso aniversário, quando será nossa próxima viagem de férias, etc.

Das cavernas para sua casa

Convenhamos, qual ser humano moderno nunca utilizou, consultou ou apenas observou um calendário, nem que seja aquele disponível no celular? E eu não fujo à regra. Desde muito novo, por conta das atividades escolares eu já me programava utilizando o calendário tal como conhecemos.

Há três episódios que marcaram meu relacionamento com calendários: um quando criança, um como colecionador e outro como calendarista.

Diga Xis… calendário!

Nos anos 1990 era muito comum fotógrafos irem às escolas para tirar fotos dos alunos com o intuito de vender tais fotos emolduradas como forma de lembrança daquele ano escolar. Eu mesmo tenho esse tipo de lembrança daquela época, como esta abaixo, imitando uma capa de revista, quando cursei a 3 série:

(ainda estou procurando a foto)

O calendário lúdico da minha irmã

No início dos anos 1990, a minha irmã tirou foto para uma dessas lembranças. Quando a lembrança chegou e foi pendurada na parede, me recordo de ter sido minha primeira experiência lúdica com calendários. Era uma foto emoldurada em uma espécie de calendário permanente, no qual você marcava, com um anel vermelho, o mês e dia atual.

Foi criada uma rotina diária para não deixar o calendário desatualizado e me lembro de ser muito divertido fazer isso. Infelizmente, essa lembrança se perdeu pelo caminho, mas se eu achar uma foto em que ela apareça eu acrescento por aqui futuramente.

Uma coleção de vitrolas portáteis?

A experiência como colecionador (que aconteceu por acaso e por tabela) também foi interessante. Um dia, procurando um documento para o meu pai nas caixas que ele guardava papéis antigos, eu encontrei uma maletinha porta-vitrolas. Curioso, como sempre, não exitei em abrí-la. Foi uma grata surpresa, pois eu esperava encontrar uma vitrola portátil! Ao abrir, me deparo com centenas de calendários de bolso da década de 70.

Você se lembra dos calendários de bolso? Era um calendário do tamanho de um cartão de crédito com uma foto impressa na frente e um calendário anual impresso no verso.

Esses calendários eram temáticos: paisagens, times de futebol, mulheres, etc. e era comum serem distribuídos como brinde, por esse motivo era objeto de coleção de muitas pessoas. O último que eu recebi foi em 2006, do meu amigo Goiano.

Por conta dos smartphones, os calendários de bolso praticamente se extinguiram e eu nem preciso explicar o motivo.

Calendarista eletrônico

Em 2011, eu estava garimpando domínios no processo de liberação do Registro.BR e encontrei o domínio Calendario2012.com.br. Ao bater o olho nele, me veio toda aquela nostalgia. Resolvi me candidatar ao registro desse domínio e fui o vencedor.

Não perdi tempo e já coloquei ele online, pois minha intuição dizia que ele seria útil para as pessoas.

Dito e feito, o site Calendário 2012 foi um sucesso enorme e minha primeira experiência como calendarista atendeu centenas de milhares de pessoas que precisavam se programar na semana, organizar uma viagem ou apenas fazer uma breve consulta de feriados de forma online.

Calendários para todos

Desde 2012 venho fornecendo calendários online em formatos pdf, word e excel em diversos websites e redes sociais espalhadas pela internet. Agora quero organizar tudo isso em um único lugar: aqui no meu site pessoal. Quero continuar te ajudando quando você precisar de um calendário online, seja qual for a sua necessidade. E nessa página você terá todos os atalhos necessários para encontrar o calendário que você precisa.

Sobre

Quero te ajudar a desenvolver suas habilidades artísticas e criativas para alcançar objetivos como: melhorar sua nota na redação do ENEM, ser mais organizado e produtivo, ter mais idéias e saber como utilizá-las.